ESQUETES  TEATRAIS

Minha Tia é Coach

 

9 ATORES:

 

ESTELA

TIA CLAUDIA

6 AMIGOS 

MÃE

 

 

CENA 

 

ESTELA ESTÁ SENTADA LENDO UM LIVRO. TOCA A CAMPAINHA, ELA RECEBE 6 AMIGOS

 

 

ESTELA -                        Oi gente! 

 

 

TODOS SE CUMPRIMENTAM. SENTAM NO CHÃO NO MEIO DO PALCO.

 

 

AMIGA 1 -

Poxa, Estela, que ideia boa essa sua de convidar sua tia para conversar com a gente!

 

 

AMIGA 2 -                       Ela é o que mesmo?

 

 

ESTELA -                        Coach.

 

 

AMIGO 3 -                      Gente, eu não entendi muito bem, o que é isso? 

 

 

ESTELA -

É uma coisa muito legal! Coach é um tipo de treinador, de motivador, que ajuda as pessoas a atingirem um objetivo desejado. Pode ser um objetivo pessoal ou profissional. Uma vez que esse objetivo é definido, por meio de reflexões e análises, o coach orienta a pessoa a definir planos de ação, a desenvolver novas habilidades, a ter mais controle emocional, tudo que for necessário para a pessoa alcançar o objetivo desejado!

 

 

AMIGO 4 -

Tomara mesmo que ela possa ajudar, porque eu não aguento mais não saber o que eu quero fazer da vida! Meu objetivo é descobrir o que eu quero!! 

 

 

TODOS RIEM, CONCORDAM, FALAM “EU TAMBÉM”, VIVENCIANDO JUNTOS O PROBLEMA. DAQUI A ESQUETE PODE SEGUIR ADIANTE, OU PODE SER DESENVOLVIDO UM TRABALHO DE IMPROVISAÇÃO, ONDE OS ATORES ESCREVEM FALAS  SOBRE SUAS DÚVIDAS, DESEJOS E ANSIEDADES SOBRE A TEMÁTICA.

 

TOCA A CAMPAINHA

 

 

MÃE -

(ENTRANDO EM CENA) Deixa que eu atendo! ( ABRE A PORTA, ABRAÇO ). Oi minha irmã! Que saudades! Só mesmo a Estela para fazer você aparecer!

 

 

TIA -                                Você tá linda, que saudades!! Estou trabalhando muito, você sabe....

 

 

MÃE -                              Bom, vou te deixar com a garotada. Depois trago um lanchinho. Divirtam-se! (MÃE SAI DE CENA)

 

 

ESTELA -                        Oi Tia!!! Que bom que você veio!

 

 

TIA -                               Oi gente, tudo bem? Eu sou a Claudia.

 

 

AMIGOS FALAM OI, TUDO BEM, PRAZER.  CLAUDIA SENTA DO LADO DELES, UM POUCO DISTANTE, E TODOS  VIRAM PARA ELA.

 

 

TIA -

A Estela me contou o que vocês precisam. Todo mundo quer ajuda para escolher sua profissão, né? Que ótimo, todo mundo quer saber de verdade o que quer fazer da vida! Como é que vocês se chamam?

 

 

AMIGA 1 -                        Maristela.

 

AMIGA 2 -                        Oi, sou Joana.

 

AMIGA 3 -                        Marco Antônio, prazer.

 

AMIGO 4 -                       Marcelo.

 

AMIGA 5 -                       Também me chamo Claudia!

 

AMIGO 6 -                       Sou Gustavo, tudo bem?

 

 

TIA -

Tudo ótimo! Adoro trabalhar com jovens, adoro a energia de vocês. 

Dá trabalho ser jovem, né? Me lembro bem!

 

 

ESTELA -

Ah tia, essa montanha russa de transformações físicas, mentais, emocionais, tá me deixando doida!

 

 

JOANA -                          Nem fala....

 

 

TIA -                                Mas vocês tem uma ideia do que querem fazer...

 

 

MARCO ANTONIO - 

Ah, alguma ideia a gente tem, mas tudo muito confuso. Olha meu caso: já pensei em fazer teatro e direito. Coisas totalmente diferentes! Eu me sinto querendo ir pra praia e pra piscina ao mesmo tempo! Eu não sei o que eu quero de verdade!

 

 

TIA -

Gente, eu sei que não é tão fácil, é uma decisão que vai afetar o resto da sua vida, faz a gente sentir muita pressão interna. Mas também não é  tão difícil, acreditem! No caso de vocês, o começo de tudo é cada um ter uma conversa muito sincera com si próprio, para se responder a uma das perguntas mais importantes da sua vida: “ O que eu realmente quero?” . Vocês já se deram conta de quantas pessoas no mundo vivem sem saber o que querem ? Até sabem o que NÃO querem, mas o que querem de verdade.... Não é todo mundo que se dá conta da importância de saber o que se quer. E se vc não sabe o que quer, nunca vai chegar a lugar nenhum, porque simplesmente não tem lugar para chegar. 

 

 

CLAUDIA -                      Nossa, conheço tanta gente que vive tão perdida!

 

 

MARCELO -

Poxa, eu já me perguntei isso várias vezes... Tudo bem, de repente não de uma forma super séria e concentrada, mas... me sinto tão perdido. Não sei direito por onde começar.

 

 

TIA -

Gente, é mais fácil do que parece. Depois de se perguntar  sinceramente “ O que eu realmente quero?”, a segunda pergunta é “ Do que eu realmente gosto?” Vocês conhecem Confúcio, um filósofo chinês que nasceu 500 anos antes de Cristo? Ele falava:  "Escolha um trabalho que você ame e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida. "

 

 

JOANA -                          Nossa, eu gosto de tanta coisa!

 

 

MARCELO -                    Nooooooossaaaaa, e eu gosto de tão pouca coisa!

 

 

TIA -

Calma gente, não estamos falando de quantidade e sim de qualidade. Sempre existe uma coisa especial que a gente não se dá conta de que ... é isso! Por exemplo, quem aqui tem um evento super marcante na vida, algo que marcou você pra sempre?

 

 

GUSTAVO -

Eu!!!  Nunca esqueci!  Eu tinha 12 anos, meu primo é da Aeronáutica, da FAB, e tinha essa grande comemoração especial deles. Meu primo teve o direito de convidar alguém da família para fazer um vôo com ele em um 314-Super Tucano. Sabe, aqueles aviões pra 2 pessoas, pra treinamento ou ataque leve. Vocês acreditam que ele me levou?? Foi a maior emoção da minha vida! Eu já curtia aviões, mas voar foi demais!! Cara, responsa, meu primo! Depois disso eu comecei a cair na internet com tudo. Sei tudo de aviões, aviação, planos de vôo, putz, adoro!!!

 

 

TIA -                                Ô Gustavo, teu caso é fácil, tá na cara! Por que ainda não pensou em entrar para a Aeronáutica?

 

 

GUSTAVO -                     Eu?...Na FAB?... Que é isso... Quem sou eu...

 

 

TIA -

Você é o Gustavo! Que ama aviação!! Te conheço tem nem 10 minutos e para mim você parece ser um piloto nato! Você tem noção de como fala sobre aviação com propriedade, confiança e amor? Gente, o Gustavo é bom aluno?

 

 

GALERA VAI FALANDO: “Super” “CDF” “Só tira nota boa” “ O cara é inteligente  pra caramba!”

 

 

TIA -                                 Gustavo, então porque você fala em entrar para FAB como se fosse uma coisa inatingível? 

 

 

GUSTAVO -                      Pô, sei lá... Porque é muito sonho.... Sonho é sonho, realidade é outra coisa...

 

 

TIA -

Pronto! Aí é que você perdeu o fio da meada Gustavo! É exatamente o contrário! Quando a gente traz nosso sonho para a realidade, aí é que a gente é bem sucedido!! Profissionalmente, pessoalmente e financeiramente. Todo trabalho traz desafios. Mas quando a gente trabalha com o que ama verdadeiramente, nossa dedicação, nosso estímulo, nosso empenho é infinitamente maior. A gente vai com tudo para conseguir o que quer, a gente não pensa em outra coisa! E essa perseverança e foco são fundamen- tais para o sucesso na vida.

 

 

GUSTAVO -                    Peraí, então você acha MESMO que eu posso entrar para a FAB...?

 

 

TIA -

Claro! Vocês podem tudo o que vocês realmente desejarem! Mas claro, toda realização envolve muito trabalho e organização no caminho. Você precisa desenvolver um plano de ação para realizar cada passo necessário. Precisa agora começar a pensar e organizar no papel tudo o que você precisa saber para conseguir entrar para a Aeronáutica. Passo a passo. E na idade de vocês, é sempre muito valioso ter um mentor, um orientador. No seu caso Gustavo, você já tem: seu primo! Se você pedir para ter uma conversa séria com ele, e falar do seu desejo e decisão com segurança, determinação e conhecimento, acho que existe uma possibilidade enorme dele ajudar você com várias orientações importantes.

 

 

GUSTAVO -

Gente, que DEMAIS!!! ( GUSTAVO LEVANTA E COMEÇA A ANDAR DE UM LADO PARA O OUTRO) Caraca!!! Claro, eu quero muito muito MUITO entrar para FAB!! UHUUUU!!! Gente, desculpa aí, vou sentar ali no meu canto porque minha cabeça tá a mil, preciso começar a pensar em tudo o que preciso fazer.  Obrigadão, Tia Claudia!!! 

 

 

TIA -                                ( SORRINDO ) Que figura... E você Estela, no que anda pensando, meu amor? 

 

 

ESTELA -

Ai tia, tô mais perdida do que cego em tiroteio... A senhora sabe que eu adoro, amo, ler e escrever. Então pensei em fazer Comunicação.

 

 

TIA -

Ok, mas Comunicação é uma profissão super abrangente. Pensou em exatamente o que?

 

ESTELA -

Sei lá!! Taí o problema! Não tenho a menor idéia. Publicidade, vender coisas, não gosto. Acho que vou fazer jornalismo... Mas estou tão insegura se é isso mesmo.

 

 

TIA -

Ok, se você ama ler e escrever, jornalismo faz sentido. Além que existem outras profissiões relacionadas a isso, e você deve pesquisar sobre todas. Mas gente, toda profissão abrange vários braços. Estela, fora ler e escrever, qual o seu maior interesse? 

 

 

ESTELA -

Ah, tia, eu amo moda!! Vejo todos os programas, desfiles, revistas. Amo! Mas como vou trabalhar com moda...?

 

 

TIA -

Integrando coisas que você ama! Você já pensou que o jornalismo econômico é totalmente diferente do jornalismo político, que é totalmente diferente do jornalismo cultural, que é totalmente diferente do jornalismo...de moda? Então, se você entra para a faculdade de jornalismo já sabendo exatamente em que nicho você quer atuar, você sai na frente, se especializando e fazendo estágios dirigidos desde o início!

 

 

ESTELA -

Tia!! Que ideia fantástica! Amei!! Aí quer dizer que eu poderia escrever para revistas de moda, editoriais de moda, roteirizar programas de moda... UAU, que máximo!!

 

 

TIA -

Vocês entenderam a lógica do pensamento? Vocês precisam primeiro descobrir o que vocês mais amam na vida, e depois pesquisar todas as profissões possíveis dentro do interesse de vocês. E quanto mais vocês focarem em uma atividade dentro de uma profissão, maiores as chances de sucesso.

 

 

MÃE -                              ( VOZ EM OFF DA COZINHA ) . Gente!! O lanche tá serviiiiiidoooo!

 

 

MARISTELA -

Tia Claudia, será que você poderia se encontrar com a gente mais algumas vezes? A gente vai pensar nisso tudo, e depois você poderia nos explicar como fazer esse plano de ação, essas coisas.

 

 

TIA -                                Claro! Vai ser um prazer!! 

 

 

TODOS SE LEVANTAM E SAEM DE CENA CONVERSANDO ENTRE SI

 

  • ENSINO SOCIOEMOCIONAL

  • PROGRAMAS

  • PROJETOS

  • CAPACITAÇÃO

  • IASEA

  • More

    IASEA horizontal.PNG

    Ensino Socioemocional

    Habilidades Sociais e Emocionais

     

    Benefícios

     

    Prevenção do Bullying

     

    Prevenção da Discriminação

     

    Prevenção do Uso de Drogas

     

    Prevenção da Violência 

     

    Artigos

    Capacitação

    Oficinas de Capacitação

     

    Material Educativo

     

    Tecnologia Social

    Programas Educativos

    Ensino Socioemocional

     

    Ensino Socioambiental

    Referências

    Habilidades Socioemocionais

     

    Ensino Socioemocional

     

    Ensino Ambiental

     

    Educação Complementar

    Projetos

    Jogos Para Família

    Conexão Socioemocional

    Conexão Socioambiental

    Na Responsa: Sob Minha Própria Influência

    Projeto com a NASA

    Na Trilha de Darwin

    Arte no Tema

    IASEA

    Quem Somos

     

    Parcerias

     

    Escolas 

    ONGs

     

    Mídia

     

    Contato

    COPYRIGHT © IASEA.  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

    ​

    Todo os materiais  dos programas do IASEA estão protegidos pela Lei 9.610 de Direitos Autorais. A reprodução de conteúdo em sites, blogs, jornais ou qualquer veículo de distribuição e mídia só poderá ser feita mediante prévia autorização do IASEA.