ESQUETES TEATRAIS
Minha Tia é Coach
9 ATORES:
ESTELA
TIA CLAUDIA
6 AMIGOS
MÃE
CENA
ESTELA ESTÁ SENTADA LENDO UM LIVRO. TOCA A CAMPAINHA, ELA RECEBE 6 AMIGOS
ESTELA - Oi gente!
TODOS SE CUMPRIMENTAM. SENTAM NO CHÃO NO MEIO DO PALCO.
AMIGA 1 -
Poxa, Estela, que ideia boa essa sua de convidar sua tia para conversar com a gente!
AMIGA 2 - Ela é o que mesmo?
ESTELA - Coach.
AMIGO 3 - Gente, eu não entendi muito bem, o que é isso?
ESTELA -
É uma coisa muito legal! Coach é um tipo de treinador, de motivador, que ajuda as pessoas a atingirem um objetivo desejado. Pode ser um objetivo pessoal ou profissional. Uma vez que esse objetivo é definido, por meio de reflexões e análises, o coach orienta a pessoa a definir planos de ação, a desenvolver novas habilidades, a ter mais controle emocional, tudo que for necessário para a pessoa alcançar o objetivo desejado!
AMIGO 4 -
Tomara mesmo que ela possa ajudar, porque eu não aguento mais não saber o que eu quero fazer da vida! Meu objetivo é descobrir o que eu quero!!
TODOS RIEM, CONCORDAM, FALAM “EU TAMBÉM”, VIVENCIANDO JUNTOS O PROBLEMA. DAQUI A ESQUETE PODE SEGUIR ADIANTE, OU PODE SER DESENVOLVIDO UM TRABALHO DE IMPROVISAÇÃO, ONDE OS ATORES ESCREVEM FALAS SOBRE SUAS DÚVIDAS, DESEJOS E ANSIEDADES SOBRE A TEMÁTICA.
TOCA A CAMPAINHA
MÃE -
(ENTRANDO EM CENA) Deixa que eu atendo! ( ABRE A PORTA, ABRAÇO ). Oi minha irmã! Que saudades! Só mesmo a Estela para fazer você aparecer!
TIA - Você tá linda, que saudades!! Estou trabalhando muito, você sabe....
MÃE - Bom, vou te deixar com a garotada. Depois trago um lanchinho. Divirtam-se! (MÃE SAI DE CENA)
ESTELA - Oi Tia!!! Que bom que você veio!
TIA - Oi gente, tudo bem? Eu sou a Claudia.
AMIGOS FALAM OI, TUDO BEM, PRAZER. CLAUDIA SENTA DO LADO DELES, UM POUCO DISTANTE, E TODOS VIRAM PARA ELA.
TIA -
A Estela me contou o que vocês precisam. Todo mundo quer ajuda para escolher sua profissão, né? Que ótimo, todo mundo quer saber de verdade o que quer fazer da vida! Como é que vocês se chamam?
AMIGA 1 - Maristela.
AMIGA 2 - Oi, sou Joana.
AMIGA 3 - Marco Antônio, prazer.
AMIGO 4 - Marcelo.
AMIGA 5 - Também me chamo Claudia!
AMIGO 6 - Sou Gustavo, tudo bem?
TIA -
Tudo ótimo! Adoro trabalhar com jovens, adoro a energia de vocês.
Dá trabalho ser jovem, né? Me lembro bem!
ESTELA -
Ah tia, essa montanha russa de transformações físicas, mentais, emocionais, tá me deixando doida!
JOANA - Nem fala....
TIA - Mas vocês tem uma ideia do que querem fazer...
MARCO ANTONIO -
Ah, alguma ideia a gente tem, mas tudo muito confuso. Olha meu caso: já pensei em fazer teatro e direito. Coisas totalmente diferentes! Eu me sinto querendo ir pra praia e pra piscina ao mesmo tempo! Eu não sei o que eu quero de verdade!
TIA -
Gente, eu sei que não é tão fácil, é uma decisão que vai afetar o resto da sua vida, faz a gente sentir muita pressão interna. Mas também não é tão difícil, acreditem! No caso de vocês, o começo de tudo é cada um ter uma conversa muito sincera com si próprio, para se responder a uma das perguntas mais importantes da sua vida: “ O que eu realmente quero?” . Vocês já se deram conta de quantas pessoas no mundo vivem sem saber o que querem ? Até sabem o que NÃO querem, mas o que querem de verdade.... Não é todo mundo que se dá conta da importância de saber o que se quer. E se vc não sabe o que quer, nunca vai chegar a lugar nenhum, porque simplesmente não tem lugar para chegar.
CLAUDIA - Nossa, conheço tanta gente que vive tão perdida!
MARCELO -
Poxa, eu já me perguntei isso várias vezes... Tudo bem, de repente não de uma forma super séria e concentrada, mas... me sinto tão perdido. Não sei direito por onde começar.
TIA -
Gente, é mais fácil do que parece. Depois de se perguntar sinceramente “ O que eu realmente quero?”, a segunda pergunta é “ Do que eu realmente gosto?” Vocês conhecem Confúcio, um filósofo chinês que nasceu 500 anos antes de Cristo? Ele falava: "Escolha um trabalho que você ame e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida. "
JOANA - Nossa, eu gosto de tanta coisa!
MARCELO - Nooooooossaaaaa, e eu gosto de tão pouca coisa!
TIA -
Calma gente, não estamos falando de quantidade e sim de qualidade. Sempre existe uma coisa especial que a gente não se dá conta de que ... é isso! Por exemplo, quem aqui tem um evento super marcante na vida, algo que marcou você pra sempre?
GUSTAVO -
Eu!!! Nunca esqueci! Eu tinha 12 anos, meu primo é da Aeronáutica, da FAB, e tinha essa grande comemoração especial deles. Meu primo teve o direito de convidar alguém da família para fazer um vôo com ele em um 314-Super Tucano. Sabe, aqueles aviões pra 2 pessoas, pra treinamento ou ataque leve. Vocês acreditam que ele me levou?? Foi a maior emoção da minha vida! Eu já curtia aviões, mas voar foi demais!! Cara, responsa, meu primo! Depois disso eu comecei a cair na internet com tudo. Sei tudo de aviões, aviação, planos de vôo, putz, adoro!!!
TIA - Ô Gustavo, teu caso é fácil, tá na cara! Por que ainda não pensou em entrar para a Aeronáutica?
GUSTAVO - Eu?...Na FAB?... Que é isso... Quem sou eu...
TIA -
Você é o Gustavo! Que ama aviação!! Te conheço tem nem 10 minutos e para mim você parece ser um piloto nato! Você tem noção de como fala sobre aviação com propriedade, confiança e amor? Gente, o Gustavo é bom aluno?
GALERA VAI FALANDO: “Super” “CDF” “Só tira nota boa” “ O cara é inteligente pra caramba!”
TIA - Gustavo, então porque você fala em entrar para FAB como se fosse uma coisa inatingível?
GUSTAVO - Pô, sei lá... Porque é muito sonho.... Sonho é sonho, realidade é outra coisa...
TIA -
Pronto! Aí é que você perdeu o fio da meada Gustavo! É exatamente o contrário! Quando a gente traz nosso sonho para a realidade, aí é que a gente é bem sucedido!! Profissionalmente, pessoalmente e financeiramente. Todo trabalho traz desafios. Mas quando a gente trabalha com o que ama verdadeiramente, nossa dedicação, nosso estímulo, nosso empenho é infinitamente maior. A gente vai com tudo para conseguir o que quer, a gente não pensa em outra coisa! E essa perseverança e foco são fundamen- tais para o sucesso na vida.
GUSTAVO - Peraí, então você acha MESMO que eu posso entrar para a FAB...?
TIA -
Claro! Vocês podem tudo o que vocês realmente desejarem! Mas claro, toda realização envolve muito trabalho e organização no caminho. Você precisa desenvolver um plano de ação para realizar cada passo necessário. Precisa agora começar a pensar e organizar no papel tudo o que você precisa saber para conseguir entrar para a Aeronáutica. Passo a passo. E na idade de vocês, é sempre muito valioso ter um mentor, um orientador. No seu caso Gustavo, você já tem: seu primo! Se você pedir para ter uma conversa séria com ele, e falar do seu desejo e decisão com segurança, determinação e conhecimento, acho que existe uma possibilidade enorme dele ajudar você com várias orientações importantes.
GUSTAVO -
Gente, que DEMAIS!!! ( GUSTAVO LEVANTA E COMEÇA A ANDAR DE UM LADO PARA O OUTRO) Caraca!!! Claro, eu quero muito muito MUITO entrar para FAB!! UHUUUU!!! Gente, desculpa aí, vou sentar ali no meu canto porque minha cabeça tá a mil, preciso começar a pensar em tudo o que preciso fazer. Obrigadão, Tia Claudia!!!
TIA - ( SORRINDO ) Que figura... E você Estela, no que anda pensando, meu amor?
ESTELA -
Ai tia, tô mais perdida do que cego em tiroteio... A senhora sabe que eu adoro, amo, ler e escrever. Então pensei em fazer Comunicação.
TIA -
Ok, mas Comunicação é uma profissão super abrangente. Pensou em exatamente o que?
ESTELA -
Sei lá!! Taí o problema! Não tenho a menor idéia. Publicidade, vender coisas, não gosto. Acho que vou fazer jornalismo... Mas estou tão insegura se é isso mesmo.
TIA -
Ok, se você ama ler e escrever, jornalismo faz sentido. Além que existem outras profissiões relacionadas a isso, e você deve pesquisar sobre todas. Mas gente, toda profissão abrange vários braços. Estela, fora ler e escrever, qual o seu maior interesse?
ESTELA -
Ah, tia, eu amo moda!! Vejo todos os programas, desfiles, revistas. Amo! Mas como vou trabalhar com moda...?
TIA -
Integrando coisas que você ama! Você já pensou que o jornalismo econômico é totalmente diferente do jornalismo político, que é totalmente diferente do jornalismo cultural, que é totalmente diferente do jornalismo...de moda? Então, se você entra para a faculdade de jornalismo já sabendo exatamente em que nicho você quer atuar, você sai na frente, se especializando e fazendo estágios dirigidos desde o início!
ESTELA -
Tia!! Que ideia fantástica! Amei!! Aí quer dizer que eu poderia escrever para revistas de moda, editoriais de moda, roteirizar programas de moda... UAU, que máximo!!
TIA -
Vocês entenderam a lógica do pensamento? Vocês precisam primeiro descobrir o que vocês mais amam na vida, e depois pesquisar todas as profissões possíveis dentro do interesse de vocês. E quanto mais vocês focarem em uma atividade dentro de uma profissão, maiores as chances de sucesso.
MÃE - ( VOZ EM OFF DA COZINHA ) . Gente!! O lanche tá serviiiiiidoooo!
MARISTELA -
Tia Claudia, será que você poderia se encontrar com a gente mais algumas vezes? A gente vai pensar nisso tudo, e depois você poderia nos explicar como fazer esse plano de ação, essas coisas.
TIA - Claro! Vai ser um prazer!!
TODOS SE LEVANTAM E SAEM DE CENA CONVERSANDO ENTRE SI