ESQUETES  TEATRAIS

Minha Tia é Coach

 

9 ATORES:

 

ESTELA

TIA CLAUDIA

6 AMIGOS 

MÃE

 

 

CENA 

 

ESTELA ESTÁ SENTADA LENDO UM LIVRO. TOCA A CAMPAINHA, ELA RECEBE 6 AMIGOS

 

 

ESTELA -                        Oi gente! 

 

 

TODOS SE CUMPRIMENTAM. SENTAM NO CHÃO NO MEIO DO PALCO.

 

 

AMIGA 1 -

Poxa, Estela, que ideia boa essa sua de convidar sua tia para conversar com a gente!

 

 

AMIGA 2 -                       Ela é o que mesmo?

 

 

ESTELA -                        Coach.

 

 

AMIGO 3 -                      Gente, eu não entendi muito bem, o que é isso? 

 

 

ESTELA -

É uma coisa muito legal! Coach é um tipo de treinador, de motivador, que ajuda as pessoas a atingirem um objetivo desejado. Pode ser um objetivo pessoal ou profissional. Uma vez que esse objetivo é definido, por meio de reflexões e análises, o coach orienta a pessoa a definir planos de ação, a desenvolver novas habilidades, a ter mais controle emocional, tudo que for necessário para a pessoa alcançar o objetivo desejado!

 

 

AMIGO 4 -

Tomara mesmo que ela possa ajudar, porque eu não aguento mais não saber o que eu quero fazer da vida! Meu objetivo é descobrir o que eu quero!! 

 

 

TODOS RIEM, CONCORDAM, FALAM “EU TAMBÉM”, VIVENCIANDO JUNTOS O PROBLEMA. DAQUI A ESQUETE PODE SEGUIR ADIANTE, OU PODE SER DESENVOLVIDO UM TRABALHO DE IMPROVISAÇÃO, ONDE OS ATORES ESCREVEM FALAS  SOBRE SUAS DÚVIDAS, DESEJOS E ANSIEDADES SOBRE A TEMÁTICA.

 

TOCA A CAMPAINHA

 

 

MÃE -

(ENTRANDO EM CENA) Deixa que eu atendo! ( ABRE A PORTA, ABRAÇO ). Oi minha irmã! Que saudades! Só mesmo a Estela para fazer você aparecer!

 

 

TIA -                                Você tá linda, que saudades!! Estou trabalhando muito, você sabe....

 

 

MÃE -                              Bom, vou te deixar com a garotada. Depois trago um lanchinho. Divirtam-se! (MÃE SAI DE CENA)

 

 

ESTELA -                        Oi Tia!!! Que bom que você veio!

 

 

TIA -                               Oi gente, tudo bem? Eu sou a Claudia.

 

 

AMIGOS FALAM OI, TUDO BEM, PRAZER.  CLAUDIA SENTA DO LADO DELES, UM POUCO DISTANTE, E TODOS  VIRAM PARA ELA.

 

 

TIA -

A Estela me contou o que vocês precisam. Todo mundo quer ajuda para escolher sua profissão, né? Que ótimo, todo mundo quer saber de verdade o que quer fazer da vida! Como é que vocês se chamam?

 

 

AMIGA 1 -                        Maristela.

 

AMIGA 2 -                        Oi, sou Joana.

 

AMIGA 3 -                        Marco Antônio, prazer.

 

AMIGO 4 -                       Marcelo.

 

AMIGA 5 -                       Também me chamo Claudia!

 

AMIGO 6 -                       Sou Gustavo, tudo bem?

 

 

TIA -

Tudo ótimo! Adoro trabalhar com jovens, adoro a energia de vocês. 

Dá trabalho ser jovem, né? Me lembro bem!

 

 

ESTELA -

Ah tia, essa montanha russa de transformações físicas, mentais, emocionais, tá me deixando doida!

 

 

JOANA -                          Nem fala....

 

 

TIA -                                Mas vocês tem uma ideia do que querem fazer...

 

 

MARCO ANTONIO - 

Ah, alguma ideia a gente tem, mas tudo muito confuso. Olha meu caso: já pensei em fazer teatro e direito. Coisas totalmente diferentes! Eu me sinto querendo ir pra praia e pra piscina ao mesmo tempo! Eu não sei o que eu quero de verdade!

 

 

TIA -

Gente, eu sei que não é tão fácil, é uma decisão que vai afetar o resto da sua vida, faz a gente sentir muita pressão interna. Mas também não é  tão difícil, acreditem! No caso de vocês, o começo de tudo é cada um ter uma conversa muito sincera com si próprio, para se responder a uma das perguntas mais importantes da sua vida: “ O que eu realmente quero?” . Vocês já se deram conta de quantas pessoas no mundo vivem sem saber o que querem ? Até sabem o que NÃO querem, mas o que querem de verdade.... Não é todo mundo que se dá conta da importância de saber o que se quer. E se vc não sabe o que quer, nunca vai chegar a lugar nenhum, porque simplesmente não tem lugar para chegar. 

 

 

CLAUDIA -                      Nossa, conheço tanta gente que vive tão perdida!

 

 

MARCELO -

Poxa, eu já me perguntei isso várias vezes... Tudo bem, de repente não de uma forma super séria e concentrada, mas... me sinto tão perdido. Não sei direito por onde começar.

 

 

TIA -

Gente, é mais fácil do que parece. Depois de se perguntar  sinceramente “ O que eu realmente quero?”, a segunda pergunta é “ Do que eu realmente gosto?” Vocês conhecem Confúcio, um filósofo chinês que nasceu 500 anos antes de Cristo? Ele falava:  "Escolha um trabalho que você ame e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida. "

 

 

JOANA -                          Nossa, eu gosto de tanta coisa!

 

 

MARCELO -                    Nooooooossaaaaa, e eu gosto de tão pouca coisa!

 

 

TIA -

Calma gente, não estamos falando de quantidade e sim de qualidade. Sempre existe uma coisa especial que a gente não se dá conta de que ... é isso! Por exemplo, quem aqui tem um evento super marcante na vida, algo que marcou você pra sempre?

 

 

GUSTAVO -

Eu!!!  Nunca esqueci!  Eu tinha 12 anos, meu primo é da Aeronáutica, da FAB, e tinha essa grande comemoração especial deles. Meu primo teve o direito de convidar alguém da família para fazer um vôo com ele em um 314-Super Tucano. Sabe, aqueles aviões pra 2 pessoas, pra treinamento ou ataque leve. Vocês acreditam que ele me levou?? Foi a maior emoção da minha vida! Eu já curtia aviões, mas voar foi demais!! Cara, responsa, meu primo! Depois disso eu comecei a cair na internet com tudo. Sei tudo de aviões, aviação, planos de vôo, putz, adoro!!!

 

 

TIA -                                Ô Gustavo, teu caso é fácil, tá na cara! Por que ainda não pensou em entrar para a Aeronáutica?

 

 

GUSTAVO -                     Eu?...Na FAB?... Que é isso... Quem sou eu...

 

 

TIA -

Você é o Gustavo! Que ama aviação!! Te conheço tem nem 10 minutos e para mim você parece ser um piloto nato! Você tem noção de como fala sobre aviação com propriedade, confiança e amor? Gente, o Gustavo é bom aluno?

 

 

GALERA VAI FALANDO: “Super” “CDF” “Só tira nota boa” “ O cara é inteligente  pra caramba!”

 

 

TIA -                                 Gustavo, então porque você fala em entrar para FAB como se fosse uma coisa inatingível? 

 

 

GUSTAVO -                      Pô, sei lá... Porque é muito sonho.... Sonho é sonho, realidade é outra coisa...

 

 

TIA -

Pronto! Aí é que você perdeu o fio da meada Gustavo! É exatamente o contrário! Quando a gente traz nosso sonho para a realidade, aí é que a gente é bem sucedido!! Profissionalmente, pessoalmente e financeiramente. Todo trabalho traz desafios. Mas quando a gente trabalha com o que ama verdadeiramente, nossa dedicação, nosso estímulo, nosso empenho é infinitamente maior. A gente vai com tudo para conseguir o que quer, a gente não pensa em outra coisa! E essa perseverança e foco são fundamen- tais para o sucesso na vida.

 

 

GUSTAVO -                    Peraí, então você acha MESMO que eu posso entrar para a FAB...?

 

 

TIA -

Claro! Vocês podem tudo o que vocês realmente desejarem! Mas claro, toda realização envolve muito trabalho e organização no caminho. Você precisa desenvolver um plano de ação para realizar cada passo necessário. Precisa agora começar a pensar e organizar no papel tudo o que você precisa saber para conseguir entrar para a Aeronáutica. Passo a passo. E na idade de vocês, é sempre muito valioso ter um mentor, um orientador. No seu caso Gustavo, você já tem: seu primo! Se você pedir para ter uma conversa séria com ele, e falar do seu desejo e decisão com segurança, determinação e conhecimento, acho que existe uma possibilidade enorme dele ajudar você com várias orientações importantes.

 

 

GUSTAVO -

Gente, que DEMAIS!!! ( GUSTAVO LEVANTA E COMEÇA A ANDAR DE UM LADO PARA O OUTRO) Caraca!!! Claro, eu quero muito muito MUITO entrar para FAB!! UHUUUU!!! Gente, desculpa aí, vou sentar ali no meu canto porque minha cabeça tá a mil, preciso começar a pensar em tudo o que preciso fazer.  Obrigadão, Tia Claudia!!! 

 

 

TIA -                                ( SORRINDO ) Que figura... E você Estela, no que anda pensando, meu amor? 

 

 

ESTELA -

Ai tia, tô mais perdida do que cego em tiroteio... A senhora sabe que eu adoro, amo, ler e escrever. Então pensei em fazer Comunicação.

 

 

TIA -

Ok, mas Comunicação é uma profissão super abrangente. Pensou em exatamente o que?

 

ESTELA -

Sei lá!! Taí o problema! Não tenho a menor idéia. Publicidade, vender coisas, não gosto. Acho que vou fazer jornalismo... Mas estou tão insegura se é isso mesmo.

 

 

TIA -

Ok, se você ama ler e escrever, jornalismo faz sentido. Além que existem outras profissiões relacionadas a isso, e você deve pesquisar sobre todas. Mas gente, toda profissão abrange vários braços. Estela, fora ler e escrever, qual o seu maior interesse? 

 

 

ESTELA -

Ah, tia, eu amo moda!! Vejo todos os programas, desfiles, revistas. Amo! Mas como vou trabalhar com moda...?

 

 

TIA -

Integrando coisas que você ama! Você já pensou que o jornalismo econômico é totalmente diferente do jornalismo político, que é totalmente diferente do jornalismo cultural, que é totalmente diferente do jornalismo...de moda? Então, se você entra para a faculdade de jornalismo já sabendo exatamente em que nicho você quer atuar, você sai na frente, se especializando e fazendo estágios dirigidos desde o início!

 

 

ESTELA -

Tia!! Que ideia fantástica! Amei!! Aí quer dizer que eu poderia escrever para revistas de moda, editoriais de moda, roteirizar programas de moda... UAU, que máximo!!

 

 

TIA -

Vocês entenderam a lógica do pensamento? Vocês precisam primeiro descobrir o que vocês mais amam na vida, e depois pesquisar todas as profissões possíveis dentro do interesse de vocês. E quanto mais vocês focarem em uma atividade dentro de uma profissão, maiores as chances de sucesso.

 

 

MÃE -                              ( VOZ EM OFF DA COZINHA ) . Gente!! O lanche tá serviiiiiidoooo!

 

 

MARISTELA -

Tia Claudia, será que você poderia se encontrar com a gente mais algumas vezes? A gente vai pensar nisso tudo, e depois você poderia nos explicar como fazer esse plano de ação, essas coisas.

 

 

TIA -                                Claro! Vai ser um prazer!! 

 

 

TODOS SE LEVANTAM E SAEM DE CENA CONVERSANDO ENTRE SI