EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
HABILIDADE:   CONCENTRAÇÃO

Você!

 

Antes de iniciar o exercício, é muito importante explicar para seus alunos quais são os objeti-vos de desempenho de cada ação. Quando os jovens têm a consciência das habilidades que estarão tentando desenvolver e fortalecer durante os jogos e exercícios, o impacto pessoal é bem maior.

 

 

OBJETIVOS DE DESEMPENHO

 

‣ Interromper padrões mentais automáticos, o que é fundamental para o desenvolvimento do pensamento criativo.

‣ Desenvolver foco, concentração e atenção.

 

 

EXERCÍCIO

 

I. Padrão Básico

 

PARTE 1

 

Todos devem formar uma roda em pé. O professor, participando da roda, começa o jogo apontando para alguém na roda e dizendo "VOCÊ". Essa pessoa então aponta aleatoriamente para outra pessoa dizendo "VOCÊ". O jogo continua até que todo mundo já tenha dito "VOCÊ" apontando para alguém. Não é permitido repetir pessoas. A última pessoa a ser apontada, volta para o professor, apontando-o e dizendo "VOCÊ".

 

PARTE 2 

 

Agora pergunte aos alunos se eles se lembram de quem eles receberam o "VOCÊ" e para quem eles apontaram falando "VOCÊ". O exercício é repetido, sendo que:

 

  • todos precisarão apontar e falar "VOCÊ" para exatamente as mesmas pessoas que apontaram anteriormente. 

  • O exercício terá que ser realizado mais rápido nessa segunda vez. 

 

 


II. Segundo Padrão 


PARTE 1

 

Diga ao alunos que eles agora realizarão o mesmo exercício com um padrão diferente. Aponte para alguém (diferente da pessoa apontada no Padrão Básico) e peça uma resposta a partir de uma categoria que você escolher. Por exemplo, você pode escolher: ‘a sua comida favorita’. Repita o procedimento inicial, com alunos apontando para pessoas diferentes das que apontaram no Padrão Básico, até que todo mundo tenha dito sua comida favorita e apontado para alguém que não a mesma do padrão básico (sem repetição de pessoas). 

 

 

PARTE 2

Agora inicie o jogo novamente com o Padrão Básico "VOCÊ". 

 

 

Cerca de 30 segundos depois, comece o Segundo Padrão, da comida favorita, com os estudantes tendo também que apontar novamente para a mesma pessoa da rodada anterior. Os dois padrões estarão acontecendo ao mesmo tempo, exigindo um alto grau de concentração e atenção dos jovens. 

 

 

Antes de iniciar, incentive-os a fechar os olhos por 20 segundos para se concentrar e conseguir manter o ritmo com os dois padrões acontecendo ao mesmo tempo.

 

 

 

III. Terceiro Padrão

 

PARTE 1

Agora introduza o Terceiro Padrão, com uma categoria diferente. Por exemplo, um animal, super-herói, flor, país, ou o que você escolher. Faça uma rodada com o Terceiro Padrão, seguindo os critérios anteriores ( apontar para uma pessoa que seja diferente das apontadas pelo aluno no padrão básico e segundo padrão).

 

 

PARTE 2

Finalizando o exercício, Inicie o Padrão Básico “VOCÊ”, introdu-za em seguida o Segundo Padrão, e depois o Terceiro Padrão, tudo na mesma rodada.