
Violência na Escola
As perturbações escolares são de natureza essencialmente comportamental.
O que se vê é uma decadência de valores entre tantos jovens.
O que fazer para motivar positivamente os alunos e prevenir comportamentos violentos?
RECONHECER E GERENCIAR EMOÇÕES
Saber identificar, gerenciar e lidar com sentimentos destrutivos, como a raiva, frustração e decepção. Saber usar técnicas para controlar e expressar esses sentimentos de forma construtiva.
ASSERTIVIDADE
Saber responder a conflitos de forma calma e segura.
RESILIÊNCIA
Estar preparado para superar dificuldades e desafios e se fortalecer partir de situações adversas. A resiliência está ligada à capacidade de flexibilidade, de conseguir voltar ao estado natural após sofrer qualquer tipo de pressão.
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Saber ouvir e reagir de forma adequada a crítica ou raiva dos outros.Ter o raciocínio ético e moral para resolver divergências sem violência. Encontrar alternativas não-violentas para conflitos.
HABILIDADES DE RELACIONAMENTO
Antecipar as conseqüências do comportamento verbal agressivo e os benefícios do não agressivo. Habilidades de comunicação, técnicas de negociação, tolerância, empatia e respeito às diferenças.

O Ensino Socioemocional na Prevenção da Violência
Algumas intervenções sociocognitivas podem ajudar crianças e jovens a desconstruir os cenários violentos que vêem ou que vivenciam. Essas intervenções visam construir nos estudantes as habilidades sociais que eles precisam para lidar eficazmente com situações sociais difíceis e violentas.


Violência contra a criança
Uma das formas humanas mais brutais e covardes de violência, a violência contra a criança precisa ser rapidamente detectada e interrompida, e as escolas são um importante vetor para esse diagnóstico. Crianças que sofrem violência doméstica são os seres mais propensos a se tornarem adultos violentos. O ensino da resiliência é fundamental na recuperação emocional dessas crianças.


O que pode ser feito para prevenir a violência juvenil?
As intervenções mais bem sucedidas procuram desenvolver habilidades sociais e emocionais, e atitudes positivas, nos jovens. Em todo o mundo, escolas que implementam programas de ensino social têm detectado benefícios e melhoras não só no comportamento dos alunos, mas também em seu rendimento escolar.



